quinta-feira, 30 de julho de 2009
As Aparências Enganam
Responda com toda sinceridade? Você já tomou alguma decisão precipitada? Já fez uma avaliação sem tomar conhecimento dos fatos? Já achou que suas conclusões foram acertadas e você jurava que estava correto? Pois é, as vezes nem tudo é o que de fato parece. Essa mania de julgarmos fatos pelo “olhomentro”, não é fácil mesmo, nem para quem julga e muito menos para quem está sendo vítima da situação. Sinceramente, confesso que já cometi alguns erros dessa forma, sem conhecimento dos fatos, achando que tudo estava muito claro e acabei decepcionado e decepcionando muita gente. É preciso ter muita maturidade para podermos encarar os fatos de frente, sem termos que precipitá-los, deixar o “parece que é”; pelo” não sei”; A “certeza” pelo “talvez” a “desconfiança” pela “segurança”; e a “maldade” pela “prudência”. Assim, talvez, poderemos quem sabe, ter uma visão mais ampliada dos fatos.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Caminhos das Índias
As últimas novidades que estamos acompanhando meio que de forma discreta e sem querer acreditar, ta vindo mesmo da Índia, se não bastasse o grande feito do filme Quem quer ser milionário? Ganhador de 08 Oscar e sucesso de bilheteria no mundo inteiro, A novela global, o carro mais barato do mundo, e até mesmo o último atentado terrorista. A verdade é que a Índia anda meio que fascinando o mundo, antes era vista como um país super populacional, com uma densidade demográfica muito alta, pobreza e uma variedade de religiões infindáveis. A grande surpresa é que a Índia continua a mesma. Super população, muita pobreza e um número de religiões infindáveis. Então a pergunta é: a Índia mudou? Ou mudou a visão do mundo em relação a Índia? Sabe, na realidade acho que o mundo tem mudado muito em relação a tudo, não existe mais aquela colonização de exploração capaz de anular a cultura e tradições, não existe mais a força capaz de subjugar os povos (mesmo entendendo que alguns ainda pensam assim), não existe mais o poder capital capaz de comprar tudo e todos.Penso que estamos caminhando não para as Índias, mas para descobertas de valores humanos, de respeito ao próximo, da busca para felicidade do convívio entre os povos, mesmo que isso tudo seja uma utopia... Mas que seja uma doce utopia.
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Virus H1 N1
Especial Gripe Suína
A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta segunda-feira (13) que um menino de nove anos, morador da cidade de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, é a terceira vítima fatal da gripe suína no país.
O garoto, que não teve a identidade revelada, morreu no dia 5 de julho no Hospital de Clínicas da capital, vítima de complicações respiratórias. Foi a segunda morte no Rio Grande do Sul e a terceira no país.
O secretário da Saúde, Osmar Terra, foi quem confirmou a morte. De acordo com Terra, o menino apresentou os primeiros sintomas no dia 1º de julho. Um dia depois, foi internado no hospital. O menino pode ter contraído a doença do irmão adolescente, que apresentou sintomas leves de gripe em 27 de junho. O rapaz é contato de uma professora que também apresentou sintomas após viagem à Argentina. Um familiar da professora também foi contaminado pela influenza A (H1N1), segundo o Ministério da Saúde.
O ministério confirmou a morte no final da tarde de hoje e afirmou que a terceira vítima tinha “doenças crônicas preexistentes (fatores de risco para o agravamento da doença)”
Segundo balanço divulgado na última sexta-feira (10), há 128 casos confirmados de gripe suína no Rio Grande do Sul e 419 casos suspeitos. Segundo o Ministério da Saúde, o país tem 1.027 doentes. São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro são os Estados com maior número de pessoas contaminadas.
O secretário gaúcho disse que não há motivo para pânico por parte da população. Segundo ele, é preciso ter os mesmos cuidados que em relação a uma gripe comum. “Isso quer dizer alimentação saudável e vestimenta adequada para os dias mais frios”, disse Terra.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quinta-feira (16) que já há transmissão sustentada da nova gripe no Brasil. De acordo com o ministério, além das pessoas que se infectaram no exterior e as que tiveram contato com elas, há outras sem vínculos com esses grupos que pegaram a doença.
Temporão confirmou(16/07/2009) também que o número de mortes pela doença no país chega a 11.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Contador de História
Contador de história que se preze tem que ter traquejo (jeito), saber o tempo certo das palavras, gesticular no momento exato, usar expressões relevantes e ter, é claro, o dom da oratória, além de uma excelente memória. Contador que se preze não precisa ser letrado e nem saber falar bem e bonito, tem que ser desenrolado e de tudo saber um pouco. Tem que ser inventor, conversador, observador, instrutor, cantador, poeta e nem precisa ser doutor. Contador que se preza mesmo tem que ser igual a delegado, quando prende só solta quando tudo estiver esclarecido. Contador que se preza mesmo não precisa de palco, basta um punhado de gente pra ele fazer sua platéia. Contador que se preza vive da emoção de suas histórias.
terça-feira, 7 de julho de 2009
Atos quase Secretos
