quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Parceria
A cada dia, percebo que nada é mais importante do que as parcerias que criamos, tudo fica mais fácil, a parceria deve ter a cima de tudo complicidade, confiança, dedicação, cuidado e muita paciência coisa rara hoje em dia, aliás todas as qualidades mencionadas estão escassas mesmo, mais nada que não podemos encontrar, nada que não possamos pelo menos nos esforçar.
Acho que a parceria só começa quando sentimos a necessidade de crescermos, pois penso que ninguém consegue nada sozinho, seja de forma direta ou indireta, precisamos sempre do outro, do abraço, do tato, do ombro, da visão do sonho, da vontade, da garra e da esperança.
A parceria é a diminuição das desilusões e a soma prazerosa das conquistas.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
O Bode e a Cabra
Pessoal, dá para imaginar uma música onde a letra diz simplesmente: “O bode saiu com a cabra, foram andar a pé. O bode pisou na cabra, a cabra fez mééééé. A cabra estremecida com tanta dor no pé.O bode arrependido, pediu desculpas mééééééééé.” Essa é só a primeira parte, e acreditem, foi um sucesso mundial com os Beatles. Quem contou foi a Rita Lee e pediu para contar pra todo mundo, não sei se é verdade, mas, só sei que é assim...
Lula na Rede

O presidente Lula deu um grande passo para entrar de vez na rede. O Blog do Planalto será o canal de comunicação que o presidente usará para atingir uma fatia do eleitorado que ele ainda não conquistou por completo, segundo o analista político Gaudêncio Torquato.
O governo pretende passar todas as informações na esfera política, social e econômica, além claro de fazer uma pré-campanha eleitoral, segundo Carlos Melo (cientista político do Ibmec)"O conteúdo está num contexto de divulgação da ação do governo e isso tem efeito político. Funciona mais como um instrumento de propaganda do que de comunicação. É difícil escapar dessa impressão", explica.
O fato é que o governo começa a dar sinais de inovação na sua forma de comunicar e está cada vez mais próximo da população se mostrando até certo ponto ousado. Se vai aproveitar para usar como propaganda, não tenho certeza, mas uma coisa é certa, vai dar muito que falar.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
A Vida não é uma Droga...
Não quero ser chato e tocar no mesmo assunto ou até mesmo repetir postagens, mas achei muito legal a propaganda, que resolvi colocá-la para vocês. Creio que irá ajudá-los na formação de conceitos sobre as drogas, que continua destruindo famílias, matando cadê vez mais jovem, interrompendo sonhos, formando quadrilhas e construindo uma violência sem fim. Pense muito antes do primeiro gole, trago, cheiro ou da seringa. A VIDA não é uma DROGA e nem a DROGA é para VIDA. Mais viva intensamente a VIDA.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Fim da Fumaça
/>Agora ficou melhor usar a seguinte frase: “O ar puro que respiramos”. É bem verdade que não podemos levar bem ao pé da letra, mais que está melhor não resta dúvida, mais também tenho plena consciência que isso é apenas um grande começo para que seja manifestado o real direito da educação. Por que penso assim? Porque que foi dado o primeiro passo para que possamos respeitar o direito do outro de não querer fumar, de andar cheiroso, de não provar da droga, de respirar, e para poder enxergar o outro.O segundo passo é começar com uma conscientização em massa, e isso, requer um envolvimento geral da sociedade, dos órgãos públicos e privados, e esse direito garantirá o direito da saúde. A liberdade de poder respirar significa muito mais do que o simples prazer de um auto-suicida. A educação nos conduzirá a uma conscientização e nos livraremos dos atos proibitivos como meio de formação.
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
DROGAS...O QUE FAZER COM ESSE MAL?
De repente nos deparamos com alguém que já sofre ou tem alguém na família ou pessoas muito próximas convivendo com essa DROGA de sofrimento. É impressionante como estamos vulneráveis e ao mesmo tempo muito frágeis para encararmos esse que tem sido talvez o grande mal dessa e das próximas gerações. Um problema tão antigo, mas que aos poucos foi se entranhando no meio da sociedade provocando um impacto terrível para muitos.
Temos plena consciência que a droga é um mal que precisa ser discutido com toda a sociedade. Temos que promover debates envolvendo desde a família, o governo a polícia a religião e todos os setores para termos pelo menos como começar a desenvolver o tratamento.
A legalização é uma aposta de vários setores. Mais será que não estamos correndo o mesmo erro da legalização do cigarro e bebida, por exemplo? Pois as mesmas se tornaram legais e possuem impostos caros, mas que absolutamente não resolveram o problema, cada vez mais alcoólatras e cada vez mais pessoas com câncer de pulmão, sem falar no tratamento que requer investimentos caríssimos do Estado. Poderá também aumentar o poder do tráfico, uma vez que estarão cobertos pela lei e aumentará cada vez mais com os cartéis que se instalarão sobre a batuta da lei. A legalização poderá produzir um efeito terrível aos nossos jovens como acontece na Holanda com grande número de suicídios. Ela aumentará as cidades “ZUMBI” como é o caso da “cracolândia”.Penso que todo esse movimento só começa a ser questionado por que o problema passa a afetar a classe alta da população, que não querem ser tratados como delinqüentes, traficantes, bandidos ,mas sim como dependentes químicos.
Uma coisa temos que entender, esse mal que destrói, amputa e mata tem que ser levado a sério, se não, perderemos cada vez mais vidas inocentes ou não, para as DROGAS. Então vamos para o debate, se organize, discuta e promovam essa luta.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
As Aparências Enganam
Responda com toda sinceridade? Você já tomou alguma decisão precipitada? Já fez uma avaliação sem tomar conhecimento dos fatos? Já achou que suas conclusões foram acertadas e você jurava que estava correto? Pois é, as vezes nem tudo é o que de fato parece. Essa mania de julgarmos fatos pelo “olhomentro”, não é fácil mesmo, nem para quem julga e muito menos para quem está sendo vítima da situação. Sinceramente, confesso que já cometi alguns erros dessa forma, sem conhecimento dos fatos, achando que tudo estava muito claro e acabei decepcionado e decepcionando muita gente. É preciso ter muita maturidade para podermos encarar os fatos de frente, sem termos que precipitá-los, deixar o “parece que é”; pelo” não sei”; A “certeza” pelo “talvez” a “desconfiança” pela “segurança”; e a “maldade” pela “prudência”. Assim, talvez, poderemos quem sabe, ter uma visão mais ampliada dos fatos.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Caminhos das Índias
As últimas novidades que estamos acompanhando meio que de forma discreta e sem querer acreditar, ta vindo mesmo da Índia, se não bastasse o grande feito do filme Quem quer ser milionário? Ganhador de 08 Oscar e sucesso de bilheteria no mundo inteiro, A novela global, o carro mais barato do mundo, e até mesmo o último atentado terrorista. A verdade é que a Índia anda meio que fascinando o mundo, antes era vista como um país super populacional, com uma densidade demográfica muito alta, pobreza e uma variedade de religiões infindáveis. A grande surpresa é que a Índia continua a mesma. Super população, muita pobreza e um número de religiões infindáveis. Então a pergunta é: a Índia mudou? Ou mudou a visão do mundo em relação a Índia? Sabe, na realidade acho que o mundo tem mudado muito em relação a tudo, não existe mais aquela colonização de exploração capaz de anular a cultura e tradições, não existe mais a força capaz de subjugar os povos (mesmo entendendo que alguns ainda pensam assim), não existe mais o poder capital capaz de comprar tudo e todos.Penso que estamos caminhando não para as Índias, mas para descobertas de valores humanos, de respeito ao próximo, da busca para felicidade do convívio entre os povos, mesmo que isso tudo seja uma utopia... Mas que seja uma doce utopia.
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Virus H1 N1
Especial Gripe Suína
A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta segunda-feira (13) que um menino de nove anos, morador da cidade de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, é a terceira vítima fatal da gripe suína no país.
O garoto, que não teve a identidade revelada, morreu no dia 5 de julho no Hospital de Clínicas da capital, vítima de complicações respiratórias. Foi a segunda morte no Rio Grande do Sul e a terceira no país.
O secretário da Saúde, Osmar Terra, foi quem confirmou a morte. De acordo com Terra, o menino apresentou os primeiros sintomas no dia 1º de julho. Um dia depois, foi internado no hospital. O menino pode ter contraído a doença do irmão adolescente, que apresentou sintomas leves de gripe em 27 de junho. O rapaz é contato de uma professora que também apresentou sintomas após viagem à Argentina. Um familiar da professora também foi contaminado pela influenza A (H1N1), segundo o Ministério da Saúde.
O ministério confirmou a morte no final da tarde de hoje e afirmou que a terceira vítima tinha “doenças crônicas preexistentes (fatores de risco para o agravamento da doença)”
Segundo balanço divulgado na última sexta-feira (10), há 128 casos confirmados de gripe suína no Rio Grande do Sul e 419 casos suspeitos. Segundo o Ministério da Saúde, o país tem 1.027 doentes. São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro são os Estados com maior número de pessoas contaminadas.
O secretário gaúcho disse que não há motivo para pânico por parte da população. Segundo ele, é preciso ter os mesmos cuidados que em relação a uma gripe comum. “Isso quer dizer alimentação saudável e vestimenta adequada para os dias mais frios”, disse Terra.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quinta-feira (16) que já há transmissão sustentada da nova gripe no Brasil. De acordo com o ministério, além das pessoas que se infectaram no exterior e as que tiveram contato com elas, há outras sem vínculos com esses grupos que pegaram a doença.
Temporão confirmou(16/07/2009) também que o número de mortes pela doença no país chega a 11.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Contador de História
Contador de história que se preze tem que ter traquejo (jeito), saber o tempo certo das palavras, gesticular no momento exato, usar expressões relevantes e ter, é claro, o dom da oratória, além de uma excelente memória. Contador que se preze não precisa ser letrado e nem saber falar bem e bonito, tem que ser desenrolado e de tudo saber um pouco. Tem que ser inventor, conversador, observador, instrutor, cantador, poeta e nem precisa ser doutor. Contador que se preza mesmo tem que ser igual a delegado, quando prende só solta quando tudo estiver esclarecido. Contador que se preza mesmo não precisa de palco, basta um punhado de gente pra ele fazer sua platéia. Contador que se preza vive da emoção de suas histórias.
terça-feira, 7 de julho de 2009
Atos quase Secretos

sexta-feira, 26 de junho de 2009
Michael 50...
Quanto tempo deve durar uma geração? Uma geração marcada por um ritmo, por uma dança, por um movimento, por uma música, por um gesto, por um sentimento, pela glória, pelos atropelos, pelas confusões, pelas declarações, pelas ações na justiça, por mais um escândalo, por mais uma vitória, pelo sucesso, pelo fracasso, pela tão esperada volta por cima, pela alegria e saudade que fica. Valeu por que você marcou uma geração inteira que não fica órfão, por que a sua música permanece viva. Valeu!
quinta-feira, 25 de junho de 2009
São João no Nordeste

Eita mês de junho bom danado, alegria solta no nordeste, as cidades com cor e brilho, a chuvinha para esfriar um pouco o calor, a fogueira acesa esquenta a moçada, os arraia arretado, as músicas puxadas com a sanfona , zabumba e triângulo, a quadrilha arrumada e até um casamento matuto tem. Os balões ficam só para enfeite, os fogos são pra saltar mesmo, as comidas...nossa, canjica, pamonha, milho assado e cozido, bolo tapioca, eita mês danado de bom. A gente até esquece dos outros meses. Bom, vou parar por aqui que ainda tem muita festa e comida pela frente, e um forro pé de serra ...”olha pro céu meu amor...”
quarta-feira, 17 de junho de 2009
A semana começa a todo vapor, muito trabalho(graças a Deus), muitas idéias, muito planejamento, muita curiosidade, e a mente fervendo com tudo que está acontecendo, não só aqui, mais no mundo. As coisas estão literalmente voando, às vezes não temos nem noção daquilo que estamos pensando ou realizando. O pior é que nem tudo que parece é, mais também tudo que parece não é. O bom é poder viver cada instante de nossas vidas como se fosse o último dia. E não tirar conclusões precipitadas. Valeu.
terça-feira, 9 de junho de 2009
Namorados
Podemos chamar essa semana como a semana do amor, dos namorados, da amizade, da esperança e por que não do companheirismo, da fidelidade, do ciúme (digamos cuidadoso), da lua que encanta e é a eterna testemunha do amor, que brota a cada lua nova, que mais minguante que seja estará sempre cheia. Da busca eterna da felicidade, dos encontros casuais em aniversários, da festinha da escola, do esbarrão na rua, do grito de gol no estádio, do suspiro no primeiro beijo e da disparada do coração. Semana para provar que apesar de tudo, somos eternos namorados.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Sempre pensei que a vida em comunidade deveria ser melhor e mais fácil. Sei que o corre corre de hoje não ajuda muito e as pessoas estão cada vez mais, vivendo de forma individual. Mas continuo achando que a vida pode e deve ser bem mais proveitosa , se vivida em coletividade. A gente aproveita mais e dá para fazer tanta coisa IRADA... Que se você não vê, não vai acreditar mesmo.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
A diferênça no trânsito
A cada dia que passa, o trânsito tem causado mais vítimas fatais do que qualquer tipo de câncer. Vários fatores têm contribuído para aumentar essa estatística alarmante, como se não bastasse a imprudência, temos ainda, o álcool, o stress dos grandes centros urbanos, o caos das rodovias, a intolerância de pedestres, motoboys, motoristas, ciclistas, carroceiros...uma infinidade de causas. O nosso apelo é que possamos ter responsabilidade e muito bom senso para que possamos diminuir a tragédia e aumentar nossos dias e os dias de nossos filhos.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
IGUALDADE PARA TODOS
25/05/2009 - 18h00
Ministério Público pede que SBT pague R$ 1 milhão por caso Maisa
da Folha Online
O Ministério Público do Trabalho promove uma ação civil pública contra o SBT e pede à Justiça que a emissora indenize os trabalhadores em R$ 1 milhão. O valor seria revertido para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).
O órgão contesta o trabalho da menina Maisa da Silva Andrade, 7, e alega ainda dano moral coletivo.
Procuradoria acusou SBT de desrespeitar leis que permitem o trabalho de menores e pediu que emissora pague R$ 1 milhão
O procurador Orlando Schiavon Júnior, da Procuradoria do Trabalho no Município de Osasco, deu entrada com a ação civil pública acompanhada de um pedido de liminar, ainda não analisado pelo juiz da 2º Vara do Trabalho de Osasco, na última sexta-feira (22).
Em suma, a procuradoria pede mais controle sobre o trabalho da menina e diz que ela tem autorização para gravar nas tardes de quarta-feira. A ação civil pública não cita apenas os episódios nos quais Maisa chorou no "Programa Silvio Santos". O quadro "Pergunte a Maisa" foi barrado na sexta-feira por determinação judicial.
O procurador cita, por exemplo, o fato de a menina ter substituído os apresentadores Yudi e Priscilla durante as férias da dupla em janeiro.
O texto lembra também que o trabalho para menores de 16 anos é proibido, mas autorizado em algumas manifestações artísticas desde que se cumpram alguns requisitos --como poupança para a menor, que não seja a renda principal da família, que não prejudique a escola, entre outros pontos.
As questões que levaram Maisa a chorar no "Programa Silvio Santos" foram citadas como desrespeito a tais leis.
O SBT não se pronuncia sobre o assunto.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
CORDA BAMBA
sexta-feira, 15 de maio de 2009
ESSAS PASSAGENS...
segunda-feira, 11 de maio de 2009
ELÁSTICIDADE
sexta-feira, 8 de maio de 2009
PROGRAME SEU FINAL DE SEMANA
quinta-feira, 7 de maio de 2009
A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO
quarta-feira, 29 de abril de 2009
ESCOLHAS
Como é difícil fazer escolhas, não é mesmo? A roupa do dia então, nem se fala: saber o que se deve ou não combinar, só mesmo chamando o Esquadrão da Moda... escolher a profissão, depois escolher a área de trabalho, o time que vai torcer, a namorada, se vai casar, quantos filhos, o apartamento ou a casa... ufa! Mas o bom mesmo é não arriscar muito, viu? Uma vez feita a escolha, é melhor se acostumar, a troca pode não ser a tão esperada, a tão sonhada ou desejada. Por vezes não dá certo nem jogando uma moedinha no poço dos desejos. O bom mesmo é ter sempre serenidade nas escolhas. Portanto, seja sereno e boa escolha! Mas se preferir recomeçar, é só começar, afinal o recomeço é também uma escolha.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
PRECONCEITO DE QUEM ?
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Nossa Lingua - Plantão Ortográfico.
Pessoal, separei alguns vídeos interessante do professor Pasquale Cipro Neto, que devem ajudá-los, principalmente para aqueles que estão na luta para o vestibular.
A grafia portuguesa
Exemplos de hifenAlfabeto
Acentuação eem e oo
Acentuação em I e U
Trema
Ter e vir
segunda-feira, 20 de abril de 2009
TESTEMUNHO DE LOGAN
terça-feira, 14 de abril de 2009
Caça ao emprego público
quarta-feira, 8 de abril de 2009
BBB
O melhor presente de páscoa enfim chegou ontem , ou melhor acabou ontem, a cultura do inútil, das formas (corpos), do nada para fazer, do chororô, do sem noção, do apelo sexual, enfim acabou a nona edição, e o pior, já anunciaram a décima, é mole? Bom, pelo menos não ouviremos mais (por enquanto) aquela voz do Sr. Bial: “meus heróis” (ninguém merece). Herói é uma figura que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica. Gostaria muito que o Sr. Pedro Bial desse uma olha no vídeo abaixo , e pudesse fazer uma reflexão sobre o que de fato podemos chamar de heroi. Não vou falar mais nada , acho que já basta.
terça-feira, 7 de abril de 2009
PÁSCOA
Páscoa mais uma vez, e todos os anos é sempre a mesma coisa, todo mundo festeja, todo mundo vende e vende muito, principalmente chocolates seja na forma clássica(caixinhas de bombons) ou de ovo (mais comum) etc. A única coisa que me preocupa é saber se realmente estamos preparados para páscoa, se é que sabemos o seu significado. Tanta coisa hoje em dia mudou, que às vezes tenho a sensação que o mundo não sabe mesmo o verdadeiro significado da páscoa, porque só se fala em ovo de chocolate, coelhinho, presentes e tantas futilidades. A impressão que sinto é que realmente o verdadeiro sentido da páscoa está se perdendo. Precisamos entender que a páscoa significa saída das trevas para luz, saída da escravidão para a libertade, morte mais ao mesmo tempo ressureição e vida. Tempo para reflexão, tempo para mudanças, tempo para renovação e tempo para adoração. Boa páscoa.
Wikipédia a enciclopédia livre. Define dessa forma toda a história da páscoa.
A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes. Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egipto . A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir. A última ceia partilhada por Jesus e pelos discípulos é considerada, geralmente, um “seder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos atermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pesach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta festividade. Os termos "Easter" (Ishtar) e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pesach(páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Eostremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o historiador inglês do século VII, Beda. Origem dos símbolos

Coelho, um dos símbolos da Páscoa.
É sugerido por alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos. Contudo, já os persas, romanos, judeus e armênios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época. Ishtar tinha alguns rituais de caráter sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade, outros rituais tinham a ver com libações e outras ofertas corporais. Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no principio do 1º milênio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura chamada de Páscoa. Mesmo assim, o ritual da decoração dos ovos de Páscoa mantém-se um pouco por todo o mundo nesta festa, quando ocorre o equinócio da primavera.
Tradicionais ovos de Páscoa decorados com palha da República Tcheca.

Ovo de Páscoa
O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data. A tradição de presentear com ovos - de verdade mesmo - é muito, muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza - lá eles têm até nome, pêssanka - em celebração à chegada da primavera. Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-os com beterrabas. Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa. Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.
Ovos de chocolate Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus - o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria. Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados. O rei Eduardo I (900-924) costumava presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na Páscoa. Não é difícil imaginar por que esse hábito não teve muito futuro. Foram necessários mais 800 anos para que, no século XVIII, confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate - iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América. Surgido por volta de 1500 a.C., na região do golfo do México, o chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca. A imagem do coelho apareceu na mesma época, associada à criação por causa de sua grande prole.
No Minho e em Quilho, em Portugal, a Páscoa é celebrada com a passagem do "compasso" que leva uma cruz florida às casas onde é dada a notícia da ressurreição. A data da Páscoa cristã A data da Páscoa foi fixada no primeiro concílio de Nicéia, no ano de 325. Assim, a Páscoa cristã é comemorada (segundo o costume da Idade Média e da Europa) no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera (no Hemisfério Sul, Outono).: a data ocorre entre os dias 31 de Março e 25 de Abril. A decisão equalizava todas as correntes cristãs, mas é bem provável que nenhum método de cálculo da data tenha sido explicitamente indicado. Essa decisão não foi sem discussão. Havia o problema da coincidência da data da Páscoa com as festas pagãs do início da Primavera. As igrejas da Ásia, principalmente, acreditavam que devia ser seguida a data do sacrifício do cordeiro em Pessach (14 de Nissan), que seria a data exata da morte de Cristo.
As festas móveis Como o calendário judeu é baseado na Lua, a Páscoa cristã passa a ser móvel no calendário cristão, assim como as demais datas referentes a Páscoa, tanto na Igreja Católica como nas Igrejas Protestantes e Igrejas Ortodoxas: A Páscoa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo o primeiro domingo após a lua cheia seguinte à entrada do equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Novo Vestibular
Creio que seria bem mais interessante aprofundar mais essa discussão com a sociedade, do que empurrar de goela abaixo mais um modelo em cima de pesquisa feita basicamente nos moldes americanos. Seria uma boa americanizar até o ensino? É a “América para todos”. Durma com um barulho desses.
Leia o edital completo abaixo.
Editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da RepúblicaNº 785 - Brasília, 31 de Março de 2009
Enem substituirá vestibular nas universidades federais
Um novo modelo de ingresso às instituições de ensino superior foi apresentado nesta terça-feira, 31, pelo ministro da educação, Fernando Haddad, em entrevista coletiva em Brasília. A proposta, já encaminhada à Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), pretende substituir os atuais vestibulares por uma avaliação única, a partir da reestruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a fim de estimular a capacidade crítica dos alunos e a conseqüente reorientação dos currículos do ensino médio. "Hoje o vestibular desorienta mais do que orienta a organização curricular do ensino médio", disse Haddad. Segundo o ministro, os atuais processos seletivos privilegiam a memorização excessiva de conteúdos e tornam a passagem da educação básica para a superior "estressante e traumática".Entre as vantagens do novo modelo, segundo o ministro, estão a possibilidade de descentralizar os exames seletivos, democratizar o acesso a todas as universidades; aumentar a mobilidade estudantil; além de reorientar o currículo do ensino médio para que o aluno passe a compreender e analisar mais profundamente o conteúdo estudado. Com a prova única, o candidato poderia usar sua nota para concorrer a vagas em todas as universidades que aderirem ao sistema. A intenção é evitar que apenas os estudantes com mais alto poder aquisitivo possam concorrer a mais vagas e, assim, democratizar o acesso a todas as instituições, além de aumentar a mobilidade acadêmica, permitindo que instituições longe dos grandes centros também recebam alunos com alto grau de proficiência. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que apenas 0,04% dos estudantes matriculados no primeiro ano do ensino superior vêm de regiões diferentes de onde estudam. "Em países desenvolvidos, esse número é bem mais expressivo", afirmou Haddad. Nos Estados Unidos, chega a 20%.Nova prova – A proposta do Inep é reformular o Enem para que o exame possa ser comparável no tempo e abranja todo o currículo do ensino médio. O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação. O novo exame seria composto por testes de cada área do conhecimento, assim estruturadas: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes seria composto por 50 itens de múltipla escolha aplicados em dois dias: cem itens a cada dia. Os estudantes poderão concorrer com a nota de uma única prova em processos seletivos de instituições diferentes, inclusive em anos diferentes porque o teste poderá ser comparado ao longo do tempo. O ministro explicou que a adesão de uma universidade ao novo modelo não inibe que a instituição use outros instrumentos de ingresso, como os que levam em conta as políticas afirmativas ou nos moldes do Programa de Avaliação Seriada (PAS) aplicado pela Universidade de Brasília. A proposta também não inviabiliza que as instituições complementem o processo seletivo com provas específicas. "Isso é muito comum em cursos como arquitetura e medicina", exemplificou Haddad.O ministro adiantou que o Inep tem condições de reformular o Enem ainda este ano. "Vamos atender os reitores sob encomenda", enfatizou. O cronograma de aplicação do novo processo seletivo dependerá da resposta dos reitores à proposta. Na próxima terça-feira, 7, os dirigentes universitários devem se manifestar sobre o assunto. As instituições de ensino superior privadas e estaduais também podem aderir ao sistema.Enem - criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
As Melhores Notícias

Pessoal, em fim a notícia que todos nós que gostamos de futebol, pelo menos a grande maioria esperava, o Dunga não é mais técnico da seleção brasileira de futebol, a notícia pegou todo mundo de surpresa, uma vez que a seleção joga logo mais a noite com o Peru, que não morreu de véspera, a outra grande novidade do mundo da bola é a contratação do Juninho pernambucano pelo clube alagoano CRB, que já se apresenta hoje à tarde. A cidade vai parar para assistir a apresentação do jogador.
No Corinthians, a novidade é a candidatura do senador carioca Fernando Collor a presidente do Clube, o problema é que já se falam em impeachment do senador antes mesmo de sua candidatura decolar.

Agora, notícia melhor impossível, na câmera, os deputados além de rejeitarem a famosa VERBA DE GABINETE, eles votaram um projeto para que todos recebam a partir de hoje apenas um salário mínimo por mês, mais vale transporte e salário família, projeto já aprovado e em vigor.
O governo decidiu que haverá mudanças na CLT, a partir de hoje todos os trabalhadores terão direito a férias a cada mês trabalhado, um gatilho de duas semanas de folga remunerada. Já para os aposentados, eles terão direito a plano de saúde de graça e aposentadoria integral.

CRISE, agora é pra valer, os EUA resolveu vender a coca-cola e Mac Donald para os chineses, além de evitar a falência das empresas, o sanduíche será produzido com pão de arroz. Já no Brasil o governo fala que o país crescerá só nesse semestre 8,0% e prevê para o segundo semestre, o crescimento de 15%, isso sem falar que os impostos brasileiros serão reduzidos pela metade.

Saúde, em fim a descoberta da cura do câncer, os laboratórios já divulgaram que o atendimento para os remédios só será feito pelo SUS e não haverá fila para quem precisar dos medicamentos, o grande problema é saber se haverá pacientes, já que não existem mais filas nos hospitais brasileiros.
Bom pessoal, não custa nada lembrar que hoje é o dia 1º de abril né ? He! He! He! He! He! He! He! He! Valeu pessoal !
quarta-feira, 25 de março de 2009
A IMBECILIDADE
Não existe outra forma de classificar “pessoas” que tem atitudes de vandalismo principalmente com patrimônio público; os chamados pichadores, o pior é que a nossa legislação é muito branda ( de um modo bem geral) para punir esse tipo de ”delinqüente”, a pena que varia de três meses a um ano, geralmente é substituída por serviços prestados a comunidade, que na realidade ninguém vê , além do mais os projetos (pagos com o dinheiro dos contribuintes como eu e você) propõe criar mecanismos para reintegração desses pichadores, que não adianta nada. Enquanto tratarmos esses delinqüentes como pessoas normais e com carência afetiva e psicológica. Continuaremos a mercê da impunidade (“a justiça é cega”), da ausência de pais que se recusam a assumir o papel de educadores, mas se submetem a serem protetores deles ( imbecís), ainda temos que aturar aqueles que trabalham em escritórios desenvolvendo esses tais projetos “sentados com a boca escancaradas cheia de dentes” não esperando a morte chegar, mais quem sabe o filho (pichador imbecil) e talvez sugerir que ele apague a sua obra (aí cabe a linguagem coloquial propriamente dita). Mais amanhã será outro dia e a vida segue...
quinta-feira, 19 de março de 2009
REDAÇÃO, SIMPLESMENTE A MELHOR!
Clarice Zeitel Vianna Silva ex-aluna de direito na UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – RJ. - Ah! Ela também é dançarina do Caldeirão do Huck, bom isso né? Quebrando todos os paradigmas da escrita.
Tema : "Como vencer a pobreza e a desigualdade"
PÁTRIA MADRASTA VIL
Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência... Exagero de escassez... Contraditórios?? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL.
Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade. O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada – e friamente sistematizada – de contradições.
Há quem diga que "dos filhos deste solo és mãe gentil.", mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil.
A minha mãe não "tapa o sol com a peneira". Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica. E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro PACote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição!
É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem! A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão.
Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta – tão confortavelmente situadas na pirâmide social – terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso?
Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil. Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona? Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos...
Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?
Fonte: G1 / Unesco
terça-feira, 17 de março de 2009
O importante é anotar
Pessoal, sempre achei que a sala de aula é o momento mais importante para qualquer aluno, a capacidade de concentração sem perder o foco, é a principal causa do aprendizado quase perfeito.
Quanto mais anotações, melhor será o desempenho do aluno em seus mais variados testes, simulados e provas. A interação entre o aluno e o professor leva a quebra de barreiras do desconhecido e proporciona a descoberta do novo, do não entendido, do imaginário, daquilo que será mais amplo e menos complexo.
Portanto não faça da sua sala de aula um circo, um salão de beleza, um campo de futebol, um lugar de paquera, uma sala fashion week e além de outras coisas. O negocio é concentração e anotações, vocês terão pelo menos cinco dicas importantíssima para melhorar o seu desempenho em sala de aula. Mãos a obra.
Dá uma olhada na materia do UOL escrita por Simone Harnik.2009.
Simone HarnikEm São Paulo
Se você acha que ir à escola e prestar atenção no que o professor diz é suficiente para aprender a matéria, pode estar enganado. A prática de tomar notas vai além de um hábito da turma dos nerds: pode mesmo melhorar o desempenho em testes e facilitar o entendimento do conteúdo.
Segundo Ocimar Munhoz Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), para haver aprendizagem o fator fundamental é a "interação". "É preciso trocar as impressões da matéria com outras pessoas. Até para que o estudante possa dizer 'você errou'", afirma.
O certo e errado, de acordo com Alavarse, é mais bem definido nas disciplinas de exatas. Como nas humanidades, em geral, pode haver muitas versões para um mesmo fato, o debate e a discussão são boas formas de colocar o conhecimento à prova.Mas para que essa interação seja proveitosa, o especialista da USP afirma que o aluno deve fazer a sua parte. Como? Por exemplo, marcando o que achar interessante para as discussões em suas leituras prévias."Anotando estamos fazendo sínteses, resumos. E os resumos nos orientam. Se uma palavra aparece muito em um texto, é importante anotá-la, pois ela pode ser carregada de sentido". Depois de separar a palavra, o estudante deve buscar material sobre ela em um dicionário ou em livros da disciplina.
Perder menos tempo
A prática de manter um caderno com as anotações pode facilitar na hora da prova. Pegar o livro ou a apostila para rever todo o conteúdo costuma ser mais demorado do que ler o que você anotou durante a aula ou durante as horas de estudo.
Cinco razões para anotar
1- Anotar ajuda a memorizar a leitura e as aulas
2- Suas anotações são fontes de dicas do que o professor considera mais importante
3- Tomar notas ajuda a se concentrar na sala de aula
4- Anotações são uma fonte de informação para se preparar para as provas
5- Seu caderno, normalmente, terá informações que não estão em qualquer outro material
Fonte: Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Stanford
"Quando o estudante lê um texto de 20 páginas, tem de ficar com, pelo menos, meia página de anotações daquele texto", diz o especialista. "Esse princípio de anotar é aparentemente simples, mas é decisivo. A escrita é a arte da memória. E o procedimento ajuda ainda mais quem tem muita coisa para estudar."Já o formato das anotações, segundo Alavarse, depende do estudante. "O importante é construir resumos, resenhas, sínteses. Não importa como vai ser o começo. Cada um aperfeiçoa como pode. Seja no laptop, no papel ou no livro", afirma.
terça-feira, 10 de março de 2009
Nova Ortografia
segunda-feira, 9 de março de 2009
MULHER
Ontem foi o dia internacional da mulher, o que não é nenhuma novidade é claro. Também não postei nenhuma mensagem em função do fim de semana (dá uma olhada na postagem de sexta feira dia 06/03 “fim de semana”). Mas sabe o que eu acho mesmo sobre o dia da mulher? E que não precisamos apenas de uma data, fazer apenas uma marcha, um protesto, lembrar da lei Maria da Penha, falar de igualdade, mostrar que somos sensíveis (homens), colocá-las no topo, e dái? Depois vem o dia 09, 10, 11, 12,13 14... E pronto, vamos esperar para o próximo ano e de novo começaremos tudo outra vez (chato né?).
A mulher é muito mais do que simplesmente uma data comemorativa, a mulher é ternura, é razão, é sabedoria, são 365 dias e mais o bi sexto, é marcha o ano todo, ela é a própria lei, igualdade sempre (desde que ela aceite), é a própria sensibilidade ela, será sempre a primeira.
sexta-feira, 6 de março de 2009
Final de semana...ah!!!!!!!!!!!
Quando o esforço e a dedicação superam qualquer dificuldade ou obstáculo.
O número 1 em medicina
Quando sua mãe foi internada no Instituto do Coração (Incor) para tratar de um caso grave de insuficiência cardíaca, o estudante João de Souza, de 19 anos, decidiu mudar radicalmente de vida. Largou o curso de engenharia na Unicamp, conseguiu uma bolsa de estudos no cursinho Etapa, saiu de Campinas e veio morar em São Paulo. Ia prestar o vestibular para medicina. "Talvez eu não tenha tempo de fazer algo por minha mãe", pensava o estudante. "Mas vou dedicar minha vida a cuidar dos outros." Souza, que nasceu em Belo Horizonte (MG), perdeu a conta de quantos dias dormiu (e estudou) na enfermaria do Incor. "Especialmente após ela ter o coração transplantado", diz. Sua presença era tão marcante que o médico de sua mãe o adotou como pupilo. "Já o convidei a entrar para o grupo de pesquisadores do Incor", conta o cardiologista Fernando Bacal. O boletim de desempenho de Souza na Fuvest impressiona. Ele atingiu 925 de 1 000 pontos possíveis. Como ainda foi beneficiado pelo bônus de 9% sobre sua nota (dado a alunos que completam o ensino médio em escolas públicas e realizam a prova Enem do MEC), superou 100% de aproveitamento. Filho de um coronel do Exército, Souza – que foi o primeiro lugar também nos vestibulares da Unicamp e da Unifesp – frequentou colégio militar. "Cresci acostumado a respeitar o professor e a estudar todo dia", afirma. Um hábito que ele perdeu, no entanto, foi o de praticar esportes. Daí a silhueta rechonchuda, que ele pretende mudar. "Pus um balão gástrico em janeiro e já emagreci 12 quilos."
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Baixa taxa de natalidade
Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre.Com mais de 83 milhões de habitantes, a Alemanha é o pais mais populoso da União Européia. No entanto, sua taxa de fertilidade é de apenas 1,39 filhos por mulher, uma das mais baixas do mundo,[47]talvez tenhamos encontrado uma das causas da queda nessa taxa. É que o país possui simplesmente mais de 8 milhões de vibradores , e o que impressiona é que a grande parte desses aparelhos são antigos (tem que ter muita criatividade para criar modelos novos),o empresário Thomas Schwabe, está sugerindo a troca por novos aparelhos a fim de revitalizar a economia doméstica (será que é para revitalizar a economia mesmo?), isso só tem dado margem para um "papo irado" mesmo.
Confira a reportagem
Empresa austríaca dá desconto para quem trocar o vibrador
'Nossa iniciativa visa revitalizar a economia doméstica', diz executivo.Empresa Schwabe vende seus produtos nos países de língua alemã.
Do G1, em São Paulo
Uma empresa austríaca oferece até 40 euros de desconto para os clientes que substituírem seus velhos vibradores por modelos novos. O objetivo do plano é reativar a economia do setor em um momento de crise internacional, segundo o jornal alemão "Die Welt".
O desconto é oferecido pela empresa austríaca Schwabe, especializada na venda de produtos eróticos pela internet. A companhia, que comercializa seus produtos nos países de língua alemã, espera aumentar as vendas com a promoção.
"Nossa iniciativa visa revitalizar a economia doméstica", disse o executivo Thomas Schwabe.
De acordo com "Die Welt", a população alemã conta com oito milhões de vibradores, mas nem todos são modelos novos.
Batalha das Toninhas
Só para refrescar a sua memória ou curiosidade:
Batalha das Toninhas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A chamada Batalha das Toninhas foi um evento ocorrido com a Marinha do Brasil ao largo de Gibraltar, em Novembro de 1918, ao final da Primeira Guerra Mundial.
Os navios da Divisão Naval em Operações de Guerra receberam ordens do Almirantado inglês para seguirem para Gibraltar. O Almirante Pedro Max Fernando Frontin fora alertado para tomar cuidado, pois o encouraçado HMS Britania, designado para acompanhar a flotilha brasileira havia sido afundado por um submarino alemão, e havia um alerta da presença de mais submarinos na área.
Nesse contexto, o Cruzador Bahia confundiu um cardume de toninhas com o rastro de um periscópio de um submarino alemão, resultando no ataque ao cardume.
