terça-feira, 17 de março de 2009

O importante é anotar


Pessoal, sempre achei que a sala de aula é o momento mais importante para qualquer aluno, a capacidade de concentração sem perder o foco, é a principal causa do aprendizado quase perfeito.
Quanto mais anotações, melhor será o desempenho do aluno em seus mais variados testes, simulados e provas. A interação entre o aluno e o professor leva a quebra de barreiras do desconhecido e proporciona a descoberta do novo, do não entendido, do imaginário, daquilo que será mais amplo e menos complexo.
Portanto não faça da sua sala de aula um circo, um salão de beleza, um campo de futebol, um lugar de paquera, uma sala fashion week e além de outras coisas. O negocio é concentração e anotações, vocês terão pelo menos cinco dicas importantíssima para melhorar o seu desempenho em sala de aula. Mãos a obra.
Dá uma olhada na materia do UOL escrita por Simone Harnik.2009.

Fazer anotações em aula torna aprendizado mais eficiente; veja dicas
Simone HarnikEm São Paulo

Se você acha que ir à escola e prestar atenção no que o professor diz é suficiente para aprender a matéria, pode estar enganado. A prática de tomar notas vai além de um hábito da turma dos nerds: pode mesmo melhorar o desempenho em testes e facilitar o entendimento do conteúdo.
Segundo Ocimar Munhoz Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), para haver aprendizagem o fator fundamental é a "interação". "É preciso trocar as impressões da matéria com outras pessoas. Até para que o estudante possa dizer 'você errou'", afirma.
O certo e errado, de acordo com Alavarse, é mais bem definido nas disciplinas de exatas. Como nas humanidades, em geral, pode haver muitas versões para um mesmo fato, o debate e a discussão são boas formas de colocar o conhecimento à prova.Mas para que essa interação seja proveitosa, o especialista da USP afirma que o aluno deve fazer a sua parte. Como? Por exemplo, marcando o que achar interessante para as discussões em suas leituras prévias."Anotando estamos fazendo sínteses, resumos. E os resumos nos orientam. Se uma palavra aparece muito em um texto, é importante anotá-la, pois ela pode ser carregada de sentido". Depois de separar a palavra, o estudante deve buscar material sobre ela em um dicionário ou em livros da disciplina.
Perder menos tempo
A prática de manter um caderno com as anotações pode facilitar na hora da prova. Pegar o livro ou a apostila para rever todo o conteúdo costuma ser mais demorado do que ler o que você anotou durante a aula ou durante as horas de estudo.

Cinco razões para anotar

1- Anotar ajuda a memorizar a leitura e as aulas
2- Suas anotações são fontes de dicas do que o professor considera mais importante
3- Tomar notas ajuda a se concentrar na sala de aula
4- Anotações são uma fonte de informação para se preparar para as provas
5- Seu caderno, normalmente, terá informações que não estão em qualquer outro material
Fonte: Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Stanford


"Quando o estudante lê um texto de 20 páginas, tem de ficar com, pelo menos, meia página de anotações daquele texto", diz o especialista. "Esse princípio de anotar é aparentemente simples, mas é decisivo. A escrita é a arte da memória. E o procedimento ajuda ainda mais quem tem muita coisa para estudar."Já o formato das anotações, segundo Alavarse, depende do estudante. "O importante é construir resumos, resenhas, sínteses. Não importa como vai ser o começo. Cada um aperfeiçoa como pode. Seja no laptop, no papel ou no livro", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário