sexta-feira, 6 de março de 2009

Quando o esforço e a dedicação superam qualquer dificuldade ou obstáculo.

Fico impressionado e decepcionado ao mesmo tempo com certas atitudes de alguns jovens que merecem destaque em nosso meio. Decepcionado com atitudes de delinqüentes que são patrocinados pelos pais e que nitidamente apresentam desvio de conduta moral, religiosa, política entre outras, eles por sua vez acabam criando uns “Bad Boys”, depressivos, egoístas que vivem no MSN (movimento sem noção), ou, até mesmo lunáticos que andam em bandos dando tapetadas por aí, e ainda tem aqueles que preferem culpar sempre os outros por tudo que acontecem como o governo, a falta de oportunidade,um Deus injusto, entre outras coisas. Impressionado com Alguns que com muita garra e coragem, se lançam para provar que nem tudo está perdido, e que a vida é uma questão de oportunidade sim, e tentam aproveitá-la com ética, dedicação e muito zelo. Este é o exemplo do jovem João de Souza, que contrariou tudo e a todos com um objetivo simples, e um espírito de solidariedade incrível. A reportagem foi assinada Por Camila Antunes no dia 18.02.2009 da revista veja são Paulo.

O número 1 em medicina
Quando sua mãe foi internada no Instituto do Coração (Incor) para tratar de um caso grave de insuficiência cardíaca, o estudante João de Souza, de 19 anos, decidiu mudar radicalmente de vida. Largou o curso de engenharia na Unicamp, conseguiu uma bolsa de estudos no cursinho Etapa, saiu de Campinas e veio morar em São Paulo. Ia prestar o vestibular para medicina. "Talvez eu não tenha tempo de fazer algo por minha mãe", pensava o estudante. "Mas vou dedicar minha vida a cuidar dos outros." Souza, que nasceu em Belo Horizonte (MG), perdeu a conta de quantos dias dormiu (e estudou) na enfermaria do Incor. "Especialmente após ela ter o coração transplantado", diz. Sua presença era tão marcante que o médico de sua mãe o adotou como pupilo. "Já o convidei a entrar para o grupo de pesquisadores do Incor", conta o cardiologista Fernando Bacal. O boletim de desempenho de Souza na Fuvest impressiona. Ele atingiu 925 de 1 000 pontos possíveis. Como ainda foi beneficiado pelo bônus de 9% sobre sua nota (dado a alunos que completam o ensino médio em escolas públicas e realizam a prova Enem do MEC), superou 100% de aproveitamento. Filho de um coronel do Exército, Souza – que foi o primeiro lugar também nos vestibulares da Unicamp e da Unifesp – frequentou colégio militar. "Cresci acostumado a respeitar o professor e a estudar todo dia", afirma. Um hábito que ele perdeu, no entanto, foi o de praticar esportes. Daí a silhueta rechonchuda, que ele pretende mudar. "Pus um balão gástrico em janeiro e já emagreci 12 quilos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário