quarta-feira, 29 de abril de 2009

ESCOLHAS



Como é difícil fazer escolhas, não é mesmo? A roupa do dia então, nem se fala: saber o que se deve ou não combinar, só mesmo chamando o Esquadrão da Moda... escolher a profissão, depois escolher a área de trabalho, o time que vai torcer, a namorada, se vai casar, quantos filhos, o apartamento ou a casa... ufa! Mas o bom mesmo é não arriscar muito, viu? Uma vez feita a escolha, é melhor se acostumar, a troca pode não ser a tão esperada, a tão sonhada ou desejada. Por vezes não dá certo nem jogando uma moedinha no poço dos desejos. O bom mesmo é ter sempre serenidade nas escolhas. Portanto, seja sereno e boa escolha! Mas se preferir recomeçar, é só começar, afinal o recomeço é também uma escolha.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

PRECONCEITO DE QUEM ?


foto G1

Uma reportagem apresentada no dia 21 no Jornal do SBT, acabou gerando uma polêmica desnecessária, mas que é bom ficarmos atento para o episódio, segundo o jornal a miss EUA perdeu a coroa por responder a uma pergunta sobre casamento homossexual. A candidata disse ser contra, e por isso, os jurados resolveram puni-la, dando o prêmio para a segunda colocada. Um dos jurados disse que ela foi infeliz e preconceituosa e que por isso estava perdendo a cora. O âncora do jornal Carlos Nascimento terminou a reportagem com uma pergunta interessante: “quem está sendo preconceituoso?”. Precisamos acabar com essa desculpa “esfarrapada” do uso do preconceito apenas por não aceitar opinião diferente, o fato de não concordar com o casamento homossexual não significa preconceito, significa liberdade, da mesma forma que respeitar o casamento também. Ninguém deve ser punido por aceitar ou não aceitar. Devemos sim, ter essa liberdade de expressar nossa opinião. E preconceito, é sermos julgados por expressar nossa opinião. Aqueles que aceitam; parabéns por expressá-la. Mas aqueles que não aceitam parabéns por Expressá-la também, não cabe aí nenhum tipo de punição, porque quando a punição vem, aí sim vem o preconceito.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Nossa Lingua - Plantão Ortográfico.

Pessoal, separei alguns vídeos interessante do professor Pasquale Cipro Neto, que devem ajudá-los, principalmente para aqueles que estão na luta para o vestibular.

A grafia portuguesa

Exemplos de hifen

Alfabeto

Acentuação eem e oo

Acentuação em I e U

Trema

Ter e vir


Hífen


Acento diferencial

segunda-feira, 20 de abril de 2009

TESTEMUNHO DE LOGAN

Como é bom você acordar, abrir um e-mail e descobrir pessoas maravilhosas, pessoas que não precisam fazer nenhum apelo emocional, moral ,político ou social, para mostrar que ainda existem vidas verdadeiramente humanas. Um testemunho de um garoto chamado LOGAN, ganhou o mundo nesses últimos dias e ainda bem que recebi o seu testemunho, simples, verdadeiro e positivo. Não se trata de um apelo religioso, mas sim de fé. Um beijo para todas as pessoas que acreditam, e outro beijo para aquelas que não acreditam, mais pelo menos respeitam. Valeu! Boa semana!


terça-feira, 14 de abril de 2009

Caça ao emprego público

Começa agora a caça ao emprego público, depois que o governo divulgou a lista para dezoito concursos e mais de quatro mil vagas em todo território nacional, foi dado a largada para a maior caça a fim de suprir todas as vagas e é impressionante como as pessoas buscam (caçam) essas oportunidades. Mas o que chama a atenção é saber qual é a verdadeira motivação para tanto esforço e luta para conseguir um “emprego”. Essa busca desenfreada tem alguns sintomas e podemos até tentar enumerá-los: 1º estabilidade, 2º remuneração, 3º salário em dia , 4º comodidade, 5º tranqüilidade, 6º garantias etc...e por último aptidão profissional (KKKKKKK), talvez seja por isso que encontramos tantos problemas em repartições públicas, não é verdade? No entanto, respeito e tenho admiração por aqueles que realmente são funcionários abnegados e extremamente profissionais, porém acho que devemos de certa forma ser mais honestos principalmente na escolha do concurso.Desejo Boa Sorte e pode escolher no endereço abaixo. E para aqueles que estão tentando no serviço privado, uma dica, Você pode contar sempre com um bom amigo!

http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1083516-9654,00-DEZOITO+CONCURSOS+PARA+MIL+VAGAS+FEDERAIS+TEM+EDITAL+PREVISTO+PARA+ESTE+ANO.html

quarta-feira, 8 de abril de 2009

BBB

O melhor presente de páscoa enfim chegou ontem , ou melhor acabou ontem, a cultura do inútil, das formas (corpos), do nada para fazer, do chororô, do sem noção, do apelo sexual, enfim acabou a nona edição, e o pior, já anunciaram a décima, é mole? Bom, pelo menos não ouviremos mais (por enquanto) aquela voz do Sr. Bial: “meus heróis” (ninguém merece). Herói é uma figura que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica. Gostaria muito que o Sr. Pedro Bial desse uma olha no vídeo abaixo , e pudesse fazer uma reflexão sobre o que de fato podemos chamar de heroi. Não vou falar mais nada , acho que já basta.

terça-feira, 7 de abril de 2009

PÁSCOA


Páscoa mais uma vez, e todos os anos é sempre a mesma coisa, todo mundo festeja, todo mundo vende e vende muito, principalmente chocolates seja na forma clássica(caixinhas de bombons) ou de ovo (mais comum) etc. A única coisa que me preocupa é saber se realmente estamos preparados para páscoa, se é que sabemos o seu significado. Tanta coisa hoje em dia mudou, que às vezes tenho a sensação que o mundo não sabe mesmo o verdadeiro significado da páscoa, porque só se fala em ovo de chocolate, coelhinho, presentes e tantas futilidades. A impressão que sinto é que realmente o verdadeiro sentido da páscoa está se perdendo. Precisamos entender que a páscoa significa saída das trevas para luz, saída da escravidão para a libertade, morte mais ao mesmo tempo ressureição e vida. Tempo para reflexão, tempo para mudanças, tempo para renovação e tempo para adoração. Boa páscoa.

Wikipédia a enciclopédia livre. Define dessa forma toda a história da páscoa.

A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes. Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egipto . A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir. A última ceia partilhada por Jesus e pelos discípulos é considerada, geralmente, um “seder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos atermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pesach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta festividade. Os termos "Easter" (Ishtar) e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pesach(páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Eostremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o historiador inglês do século VII, Beda. Origem dos símbolos



Coelho, um dos símbolos da Páscoa.

É sugerido por alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos. Contudo, já os persas, romanos, judeus e armênios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época. Ishtar tinha alguns rituais de caráter sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade, outros rituais tinham a ver com libações e outras ofertas corporais. Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no principio do 1º milênio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura chamada de Páscoa. Mesmo assim, o ritual da decoração dos ovos de Páscoa mantém-se um pouco por todo o mundo nesta festa, quando ocorre o equinócio da primavera.
Tradicionais ovos de Páscoa decorados com palha da República Tcheca.


Ovo de Páscoa

O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data. A tradição de presentear com ovos - de verdade mesmo - é muito, muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza - lá eles têm até nome, pêssanka - em celebração à chegada da primavera. Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-os com beterrabas. Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa. Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.
Ovos de chocolate Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus - o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria. Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados. O rei Eduardo I (900-924) costumava presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na Páscoa. Não é difícil imaginar por que esse hábito não teve muito futuro. Foram necessários mais 800 anos para que, no século XVIII, confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate - iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América. Surgido por volta de 1500 a.C., na região do golfo do México, o chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca. A imagem do coelho apareceu na mesma época, associada à criação por causa de sua grande prole.
No Minho e em Quilho, em Portugal, a Páscoa é celebrada com a passagem do "compasso" que leva uma cruz florida às casas onde é dada a notícia da ressurreição. A data da Páscoa cristã A data da Páscoa foi fixada no primeiro concílio de Nicéia, no ano de 325. Assim, a Páscoa cristã é comemorada (segundo o costume da Idade Média e da Europa) no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera (no Hemisfério Sul, Outono).: a data ocorre entre os dias 31 de Março e 25 de Abril. A decisão equalizava todas as correntes cristãs, mas é bem provável que nenhum método de cálculo da data tenha sido explicitamente indicado. Essa decisão não foi sem discussão. Havia o problema da coincidência da data da Páscoa com as festas pagãs do início da Primavera. As igrejas da Ásia, principalmente, acreditavam que devia ser seguida a data do sacrifício do cordeiro em Pessach (14 de Nissan), que seria a data exata da morte de Cristo.
As festas móveis Como o calendário judeu é baseado na Lua, a Páscoa cristã passa a ser móvel no calendário cristão, assim como as demais datas referentes a Páscoa, tanto na Igreja Católica como nas Igrejas Protestantes e Igrejas Ortodoxas: A Páscoa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo o primeiro domingo após a lua cheia seguinte à entrada do equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Novo Vestibular

Fico surpreso com algumas mudanças que nos são propostas assim de repente, Como a mudança do vestibular. A ideia de democratizar o acesso a todas as universidades parece-me um pouco distante da nossa realidade, ainda mais pelas diferenças culturais existentes em nosso país. Se essa proposta do governo avalia um ensino médio como insano (desorientado) e profundamente desorganizado e decoreba, imagina o que dizer do ensino fundamental que é a base para essa desorganização do médio? É bem verdade que a pouco também sofreu uma alteração na sua grade, mas será que já foi o suficiente para uma mudança tão radical? Sim, porque já começa a vigorar a partir desse ano, segundo o governo e basta somente o ok dos Reitores. O ensino médio é de três anos e fazer uma adaptação para o novo modelo em menos de um ano? Será que dá para o aluno aprender a raciocinar, compreender e analisar todos os conteúdos e o massacre de cem itens a cada dia (dois dias)?
Creio que seria bem mais interessante aprofundar mais essa discussão com a sociedade, do que empurrar de goela abaixo mais um modelo em cima de pesquisa feita basicamente nos moldes americanos. Seria uma boa americanizar até o ensino? É a “América para todos”. Durma com um barulho desses.


Leia o edital completo abaixo.

Editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da RepúblicaNº 785 - Brasília, 31 de Março de 2009


Enem substituirá vestibular nas universidades federais
Um novo modelo de ingresso às instituições de ensino superior foi apresentado nesta terça-feira, 31, pelo ministro da educação, Fernando Haddad, em entrevista coletiva em Brasília. A proposta, já encaminhada à Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), pretende substituir os atuais vestibulares por uma avaliação única, a partir da reestruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a fim de estimular a capacidade crítica dos alunos e a conseqüente reorientação dos currículos do ensino médio. "Hoje o vestibular desorienta mais do que orienta a organização curricular do ensino médio", disse Haddad. Segundo o ministro, os atuais processos seletivos privilegiam a memorização excessiva de conteúdos e tornam a passagem da educação básica para a superior "estressante e traumática".Entre as vantagens do novo modelo, segundo o ministro, estão a possibilidade de descentralizar os exames seletivos, democratizar o acesso a todas as universidades; aumentar a mobilidade estudantil; além de reorientar o currículo do ensino médio para que o aluno passe a compreender e analisar mais profundamente o conteúdo estudado. Com a prova única, o candidato poderia usar sua nota para concorrer a vagas em todas as universidades que aderirem ao sistema. A intenção é evitar que apenas os estudantes com mais alto poder aquisitivo possam concorrer a mais vagas e, assim, democratizar o acesso a todas as instituições, além de aumentar a mobilidade acadêmica, permitindo que instituições longe dos grandes centros também recebam alunos com alto grau de proficiência. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que apenas 0,04% dos estudantes matriculados no primeiro ano do ensino superior vêm de regiões diferentes de onde estudam. "Em países desenvolvidos, esse número é bem mais expressivo", afirmou Haddad. Nos Estados Unidos, chega a 20%.Nova prova – A proposta do Inep é reformular o Enem para que o exame possa ser comparável no tempo e abranja todo o currículo do ensino médio. O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação. O novo exame seria composto por testes de cada área do conhecimento, assim estruturadas: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes seria composto por 50 itens de múltipla escolha aplicados em dois dias: cem itens a cada dia. Os estudantes poderão concorrer com a nota de uma única prova em processos seletivos de instituições diferentes, inclusive em anos diferentes porque o teste poderá ser comparado ao longo do tempo. O ministro explicou que a adesão de uma universidade ao novo modelo não inibe que a instituição use outros instrumentos de ingresso, como os que levam em conta as políticas afirmativas ou nos moldes do Programa de Avaliação Seriada (PAS) aplicado pela Universidade de Brasília. A proposta também não inviabiliza que as instituições complementem o processo seletivo com provas específicas. "Isso é muito comum em cursos como arquitetura e medicina", exemplificou Haddad.O ministro adiantou que o Inep tem condições de reformular o Enem ainda este ano. "Vamos atender os reitores sob encomenda", enfatizou. O cronograma de aplicação do novo processo seletivo dependerá da resposta dos reitores à proposta. Na próxima terça-feira, 7, os dirigentes universitários devem se manifestar sobre o assunto. As instituições de ensino superior privadas e estaduais também podem aderir ao sistema.Enem - criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

As Melhores Notícias

Só publicarei hoje as principais notícias dos jornais mais importantes do país. Confira logo abaixo os resumos de cada matéria.





Pessoal, em fim a notícia que todos nós que gostamos de futebol, pelo menos a grande maioria esperava, o Dunga não é mais técnico da seleção brasileira de futebol, a notícia pegou todo mundo de surpresa, uma vez que a seleção joga logo mais a noite com o Peru, que não morreu de véspera, a outra grande novidade do mundo da bola é a contratação do Juninho pernambucano pelo clube alagoano CRB, que já se apresenta hoje à tarde. A cidade vai parar para assistir a apresentação do jogador.
No Corinthians, a novidade é a candidatura do senador carioca Fernando Collor a presidente do Clube, o problema é que já se falam em impeachment do senador antes mesmo de sua candidatura decolar.









Agora, notícia melhor impossível, na câmera, os deputados além de rejeitarem a famosa VERBA DE GABINETE, eles votaram um projeto para que todos recebam a partir de hoje apenas um salário mínimo por mês, mais vale transporte e salário família, projeto já aprovado e em vigor.
O governo decidiu que haverá mudanças na CLT, a partir de hoje todos os trabalhadores terão direito a férias a cada mês trabalhado, um gatilho de duas semanas de folga remunerada. Já para os aposentados, eles terão direito a plano de saúde de graça e aposentadoria integral.










CRISE, agora é pra valer, os EUA resolveu vender a coca-cola e Mac Donald para os chineses, além de evitar a falência das empresas, o sanduíche será produzido com pão de arroz. Já no Brasil o governo fala que o país crescerá só nesse semestre 8,0% e prevê para o segundo semestre, o crescimento de 15%, isso sem falar que os impostos brasileiros serão reduzidos pela metade.








Saúde, em fim a descoberta da cura do câncer, os laboratórios já divulgaram que o atendimento para os remédios só será feito pelo SUS e não haverá fila para quem precisar dos medicamentos, o grande problema é saber se haverá pacientes, já que não existem mais filas nos hospitais brasileiros.
Bom pessoal, não custa nada lembrar que hoje é o dia 1º de abril né ? He! He! He! He! He! He! He! He! Valeu pessoal !