segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Diferenças entre Religião (Institucional) e Espiritualidade‏



Hoje queria apenas postar um e-mail que recebi de um autor desconhecido, espero que vocês leiam, reflitam e comentem. Acho que vale apena, boa leitura e reflexão.

Diferenças entre Religião (Institucional) e Espiritualidade
Religião não é apenas uma, são centenas de instituições.
Espiritualidade é apenas uma – uma percepção, uma sensibilidade.
Religião é para os que ainda “dormem”.
Espiritualidade é para os que já “despertaram”.

Religião é para aqueles que necessitam que lhes diga o que fazer, que ainda necessitam de ser guiados.
Espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior.
Religião tem um conjunto de regras dogmáticas.
Espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo.
Religião não indaga, nem questiona.
Espiritualidade questiona tudo.
Religião inventa (dogmas).
Espiritualidade descobre.

Religião pode impor, ameaçar e amedrontar.
Espiritualidade te dá Paz Interior.
Religião fala de pecado e de culpa.
Espiritualidade te diz: “aprende com o erro”.

Religião reprime, pode te fazer falso.
Espiritualidade transcende e te faz verdadeiro!
Religião (institucional) não é Deus, é meio.
Espiritualidade é Tudo e, portanto, é Deus.

Religião é humana, é uma organização com regras.
Espiritualidade é Divina, com princípios naturais.
Religião é causa de divisões.
Espiritualidade é fator de união.

Religião te busca para que nela acredites.
Espiritualidade – tu tens que buscá-la.
Religião segue os preceitos de um livro sagrado.
Espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.

Religião se alimenta da anti-crítica, da “consciência pesada”, dos clichês mentais e do medo.
Espiritualidade se alimenta da Confiança e da "Fé" (naturais - não dogmáticas).
Religião faz viver restrito ao pensamento estereotipado.
Espiritualidade faz Viver na Consciência.

Religião se ocupa com parecer, conforme modelo.
Espiritualidade se ocupa com Ser.
Religião alimenta o ego.
Espiritualidade nos faz transcender nosso ego.

Religião nos leva a renunciar ao mundo, independente do que é bom ou mal, natural ou artificial.
Espiritualidade nos faz viver a Obra de Deus, não renunciar a Ela.
Religião é adoração (fé dogmática).
Espiritualidade é Meditação/Mentalização (fé natural).

Religião sonha com glória e com paraíso idealizados.
Espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora.
Religião vive no passado e no futuro.
Espiritualidade vive o presente.

Religião enclausura nossa mente e coração.
Espiritualidade liberta nossa consciência e sentimento.
Religião fala de vida eterna como recompensa.
Espiritualidade nos faz consciente da Vida, agora e no futuro.

Religião promete para depois da morte...
Espiritualidade é, transcendendo o fenômeno natural da morte, encontrar Deus em Nosso Interior, desde já.
Autor desconhecido

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Alguma Dúvida ?



É verdade que toda eleição sempre trás coisas boas e ruins, o direito de exercer a cidadania, através do voto e da “livre escolha”, mas, além das disputas acirradas e calorosas entre os candidatos e seus partidários, observamos também quase que atônitos o vomitar do preconceito, da ignorância, dos alienados, da maldade, da intolerância e por que não dizer da coisa ruim.
Trago para vocês o texto de JOSÉ BARBOSA JÚNIOR, que representa toda a verdade de um POVO forte, corajoso e que nunca se acovardou diante dos obstáculos. É preciso refletir muito sobre tudo isso, vale apena .
Por José Barbosa Junior
A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.
Já escrevi sobre os preconceitos religiosos em outros textos e a cada dia me envergonho mais do povo que se diz evangélico (do qual faço parte) e dos pilantras profissionais de púlpito, como Silas Malafaia, Renê Terra Nova e outros, que se venderam de forma absurda aos seus candidatos. E que fique bem claro: não os cito por terem apoiado o Serra… outros pastores se venderam vergonhosamente para apoiarem a candidata petista. A luta pelo poder ainda é a maior no meio do baixo-evangelicismo brasileiro.
Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.
Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos “amigos” Houaiss e Aurélio) do nosso país.
E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!
Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!
Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?
Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!
E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.
Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.
Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura…
Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner…
E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melofias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…
Ah! Nordestinos…
Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?
Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!
Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!
Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!
Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!
Minha mensagem então é essa: – Calem a boca, nordestinos!
Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.
Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.
Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”
Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Agora durma com um barulho desses...



Fico indignado e ao mesmo tempo enojado com os pseudos pastores e evangélicos, aqueles que em vez de estarem pregando a palavra de Deus em seus “púlpitos”, que deveria ser sagrado segundo a própria palavra, ou então indo nas praças e ruas pregando as boas novas do evangelho. Ficam fazendo o que o mundo escuro faz, levantam falsos testemunhos, difamam, mentem, enganam e ainda posam de santo, de profeta. Entram no submundo da perversão, se escondem nos esgotos da moralidade nas entranhas da hipocrisia a estes que fazem de tais práticas suas bandeiras alienando e disseminando a maldade, o juízo está muito próximo. Estes que estão usufruindo do conforto de suas casas e dos altos salários pagos pelos fiéis, que se alimentam das mentiras ditas nos púlpitos, a estes que estão com suas b... no sofá assistindo televisão e com a boca cheia de dentes esperando talvez a morte chegar, estes que viveram nos corredores da ditadura militar (no Brasil) balançando as suas cabeças “dinossauro” e que nunca protestaram pelo contrário mamaram nas t... dos generais, deveriam ter vergonha de carregar a bandeira evangélica. Digo não como profeta, mas, pela palavra de Deus que a Igreja deveria ser uma referencia na ética, na moral na integridade na verdade e na fé. Não tenham medo da morte, da perseguição, da mentira, da maldade porque dessas coisas não podemos fugir. Tenham medo daqueles que tentam dissecar a verdade com a mentira. Quero dizer que sou cristão antes mesmo de vir ao mundo(fé), militante da Igreja de Cristo(vida), convicto da volta do Messias(palavra de Deus) e certeza da morada celestial(convicção), e um dos simpatizante do PT(sociedade enquanto terra).

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Jogo Político



A ressaca das eleições tem tirado muita gente do sério, aumentando assim a dor de cabeça, acontecem coisas que qualquer um duvida, por exemplo: Quem perdeu acha que ganhou, quem ganhou saiu perdendo e tem gente que nem ganhou e nem perdeu, ou seja, continua no zero. Outro exemplo: o campeão de votos terá que provar que é alfabetizado, mas os fichas sujas não terão que provar nada, sabem escrever até demais... O partido Verde será agora vermelho ou azul... Quem pensava que era verde se diz agora maduro, já os maduros esses acho que apodreceram e caíram, no jogo político é assim mesmo, eles estão sempre mudando e não mudam apenas por mudarem, simplesmente mudam, a questão não é mais ideológica é oportunista, boatos, fofocas, mentiras que diga Heloísa Helena. O fato é que a bola continua rolando e só vai parar quando acabar o segundo turno... pera aí...será?...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Só...



Qual o preço da solidão?
O corpo colocado a venda como mercadoria no tabuleiro? A fantasia de estar sempre sorrindo como oferta de felicidade? A máscara que colocamos no dia a dia, disseca e maltrata, contamos mentiras como se fossem verdades, enganamos a nós e aos outros com a desculpa da solidão.
Quando nos encontramos, gritamos desesperados para a solidão... Nunca vivi isso com ninguém... medo da depressão que arrodeia do seu cheiro de morte que carrega.
Então choramos e nos acariciamos, eu e a solidão... Todos os dias é a mesma cantiga...
Canto para o canto que canta para o deserto que se espelha em mim.
Olho para a lua e como não imaginar que ela se parece comigo, não pela inspiração para os poetas, cantada em verso e prosa, mas, por está sempre só, sai do seu glamour logo que o dia aparece e vai descansar na própria solidão.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Um passo de cada vez



Voltar a escrever é algo tão bom quanto a chance de viver novamente, as vezes fico questionando por que demorar tanto para postar? Por que levo dias ou meses para deixar um recado, uma palavra se quer? Não sei explicar, não consigo, tenho uma dificuldade enorme em começar um assunto, mas quando começo vou muito além do que esperava. Consigo organizar umas idéias e às vezes não, mas faço-me entendido seja em poesia uma crítica ou mesmo uma autocrítica, é sempre bom recomeçar, por isso não gosto de colocar um ponto no final, deixar pontos seguidos (três) é sinal que nos veremos de novo, uma chance está sendo dada para continuarmos amanhã, quem sabe? Ou simplesmente lembrar que vamos continuar seguindo em frente, não gosto de olhar para trás, gosto de sentir o vento no meu rosto, gosto de correr descalço na areia, gosto de jogar bola, de correr e de fotografar... É, aos poucos estou voltando com um passo de cada vez....

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Galera, olha as eleições aí...


Galera, este é um ano especial, podemos até dizer que é sem sombra de dúvidas, um ano político (eleitoreiro), somos responsável diretamente por tudo que possa acontecer no nosso país. Direcionaremos um pouco o blog para informações sobre política e traremos para vocês todas as informações sobre os candidatos principalmente com relação a “FICHA LIMPA”, espero que as informações trazidas aqui possam de alguma forma ajudar na sua decisão. A idéia é realmente fornecer dados para que você possa de fato exercer o seu direito de escolha.
Não farei campanhas para esse ou aquele candidato, somos livres para realizar as nossas escolhas, vivemos em um país democrático (?), acreditamos no poder institucional, para manter a ética, o direito da expressão e da cidadania. Lembre-se disso: da educação, saúde, emprego, saneamento básico, segurança e laser, aliás, “...a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte...”até breve.
Ah! Segue a lista temporária dos candidaturas barrados.
Todos os barrados pela ficha limpa
Veja todos as candidaturas que foram até agora indeferidas com base na Lei da Ficha Limpa:

Acre
Francisco Rodson dos Santos Souza (Pastor Rodson - PR), dep. federal
Francisco Vagner de Santana Amorim (Deda - PP), dep. estadual
Jairo Cassiano Barbosa (PDT), dep. federal
José Bestene (PP), deputado estadual
José Altamir Taumaturgo de Sá (PRP), dep. estadual
Romildo Magalhães da Silva (PSC), dep. estadual
Vilseu Ferreira da Silva (PP), dep. estadual

Alagoas
Alberto José Mendonça Cavalcante (PSB), candidato a deputado estadual
Eduardo Macedo Holanda (Dudu Holanda - PMN), dep. estadual
João Beltrão (PRTB), dep. estadual
Neno da Laje (PRTB), a dep. estadual
Ronaldo Lessa (PDT), governador

Amapá
Marta Magno Barroso (PSC), dep estadual

Ceará
José Gerardo Oliveira de Arruda Filho (Zé Gerardo) (PMDB), dep. federal
Manoel Salviano Sobrinho (PSDB), dep. federal
Cirilo Antonio Pimenta Lima (PSDB), dep. estadual
José João Alves Almeida (PTN), dep. estadual
Perboyre Silva Diógenes (PSL), dep. estadual
Jesuíno Rodrigues de Sampaio Neto (PSDB), dep. estadual
Adler Primeiro Damasceno Girão (PR), candidato a deputado federal
Ronaldo Cesar Feitosa Alexandrino Cidrão (PR), dep. estadual
Maria Bethrose Fontenele Araújo (PRP), dep. estadual
Francisco Edilmo Barros Costa (PR), dep. estadual
José Ilário Gonçalves Marques (PT), dep. federal
José Wilson Alves Chaves (PP), dep. estadual
Luiz Ximenes Filho (DEM), dep. estadual
Francisco Carlos Macedo Tavares (PSB), dep. estadual
Antonio Luiz de Araujo Menezes (PMDB), dep. federal
Antonio Marcelo Teixeira Souza (PR), dep. federal
José Evangelista Filho (PSDC), dep. estadual
Eduardo Florentino Ribeiro (PSDC), dep. estadual
Cirilo Antonio Pimenta Lima (PSDB), dep. estadual
Felipe Aguiar Fonseca da Mota (PR), dep. estadual
Eugenio Rabelo (PP), depuado federal
Francisco das Chagas Rodrigues Alves (PSB), dep. estadual
Antonio Roque de Araújo (Sineval Roque) (PSB), dep. estadual
Francisco Rubens de Castro Maia Júnior (PV), dep. federal

Distrito Federal
Joaquim Roriz (PSC), candidato a governador

Espírito Santo
Luiz Carlos Moreira (PMDB), deputado estadual
Marcelino Fraga (PMDB), deputado estadual
Roberto Valadão (PMDB), deputado estadual
Gilson Gomes (PSDC), dep. estadual
José Carlos Gratz (PSL), a senador
Vasco Alves de Oliveira Junior (PSB), dep. estadual

Mato Grosso
Gilmar Donizete Fabris (DEM), dep. estadual
Pedro Henry (PP), deputado federal

Mato Grosso do Sul
Eder Moreira Brambilla (PTN), deputado estadual
Isoli Paulo Fontoura (PV), deputado federal

Minas Gerais
Adicio Dias Soares (PTN), deputado federal
Alfredo Pastori Neto (PSL), deputado federal
Athos Avelino (PPS), deputado estadual
Carlinhos Bouzada (PCdoB), deputado estadual
Carlos Alberto Pereira (PDT), deputado federal
Eduardo dos Santos Porcino (PV), deputado estadual
Francelino Silva Santos (PTdoB), deputado estadual
José Fuscaldi Cesílio (Tatico) (PTB), deputado federal
Leonídio Henrique Correa Bouças (PMDB), deputado estadual
Maria Lúcia Mendonça (DEM), deputada estadual
Patrícia dos Santos Martins Rocha (PMN), deputada federal
Pinduca Ferreira (PP), deputado estadual
Ronaldo Canabrava (PMN), deputado estadual
Silas Brasileiro (PMDB), deputado federal
Wellington José Menezes Alves (PCdoB), deputado estadual
Wellington Magalhães (PMN), deputado estadual

Pará
Delvani Balbino dos Santos (PMDB), deputado estadual
Antônio Armando (PSDB), deputado estadual
José Fernandes de Barros (PRB), dep. federal
Roselito Soares da Silva (PR), dep. estadual

Paraíba
Cássio Cunha Lima (PSDB), a senador
João Marques Estrela e Silva (PDT), dep. federal
Salomão Benevides Gadelha (PMDB), dep. estadual
Jacó Maciel (PDT), dep. estadual
Osvaldo Venâncio dos Santos Filho (PSL), dep. estadual
Leomar Benício Maia (PTB), dep. estadual
José Carlos de Souza (PP), dep. estadual

Paraná
Alessandro Meneguel (DEM), deputado estadual
Carlos Roberto Scarpelini (PP), dep. federal
Erivan Passos Da Silva (PRTB), deputado estadual

Pernambuco
Charles Lucena (PTB), dep. federal
Malba Lucena (PTC), dep. estadual
Jacilda Urquisa (PMDB), deputada estadual

Rio de Janeiro
Alexandre Mocaiber (PSB), deputado estadual
Darlei Braga (PMDB), deputado federal
Neilton Mulim (PR), deputado federal
Arnaldo França Vianna (PDT), dep. federal
Benedito Wilton de Morais (Broder - PSB), dep. estadual (conseguiu liminar mas foi indeferido por falta de documentos)
José Bonifácio Ferreira Novellino (PDT), primeiro-suplente de senador
Narriman Felicidade Correa Faria Zito dos Santos (PRB), dep. estadual

Rio Grande do Sul
Adão Moacir Gegler (PTC)
Simone Janson Nejar (PTB)
Luiz Carlos dos Santos Olympio Mello (PSDB)
Reinaldo Antônio Nicola (PDT)
Luiz Carlos Repiso Riela (PTB)

Rondônia
Altamiro Souza da Silva (PMN), deputado estadual
Daniela Santana Amorim (PTB), deputada federal
Ernandes Amorim (PTB), deputado estadual
Expedito Junior (PSDB), a senador
Irandir Oliveira Souza (PMN), deputado estadual
Ivo Cassol (PP), senador
Jair Miotto (PPS), deputado estadual
Marcos Donadon (PMDB), deputado estadual
Natan Donadon (PMDB), deputado federal